O
que é alinhamento de direção?
Ou geometria de direção, é
o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem
a segurança e a estabilidade do veículo. Ao serem
construídos, os veículos têm as rodas colocadas
na posição correta de alinhamento, respeitando a
máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e
esterção.
Por isso, qualquer mudança nesses valores, motivada por
impactos como buracos, guias, lombadas, entre outros, acarreta
o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.
No alinhamento da direção, está envolvido
o ajuste de três ângulos, colocados nos parâmetros
determinados pelo fabricante: convergência, cáster
e câmber.
Convergência e divergência
No que se refere ao grau de abertura entre duas rodas de um mesmo
eixo, podem ocorrer dois casos: convergência, quando a menor
distância entre elas estiver entre a parte dianteira, e
divergência, quando a medida for menor na parte traseira.
Cáster
Influi diretamente na estabilidade direcional do veículo.
É o ângulo formado pela inclinação
longitudinal do pino-mestre ou da linha imaginária que
passa pelos pivôs em relação a um plano vertical.
Tal ângulo tem a finalidade de permitir o auto-retorno das
rodas dianteiras à posição primitiva, após
ser efetuada uma curva.
Câmber ou cambagem
É o ângulo formado pela inclinação
da roda em relação a um plano vertical. Pode ser:
positivo, se as rodas convergem para baixo, ficando mais distantes
do topo; negativo, se ficam mais distantes no ponto de contato
com o solo, convergindo para cima; neutro ou nulo, se ficam perpendiculares
ao solo. O câmber negativo ocasiona desgaste prematuro no
ombro interno do pneu; o positivo, no ombro externo.
Quando deve ser feito o alinhamento?
– ao ser efetuada a troca de pneus;
– sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares;
– após fortes impactos em buracos ou obstáculos;
– se o veículo apresentar tendências à
deriva ou instabilidade;
– ao serem substituídos os componentes da suspensão;
– a cada 10 mil quilômetros rodados.