São considerados itens de extrema importância
para a segurança do veículo. Quando acionados, exercem
uma força para deter o movimento das rodas, desacelerando
o veículo até sua parada. Para que isso aconteça,
os componentes do sistema de frenagem têm de cumprir sua
função de forma eficiente. Se for corretamente conservado
e ajustado, o sistema de freio proporciona ao motorista a garantia
de uma frenagem segura. Os sistemas de freios são projetados
para cada veículo, tendo em vista tamanho, peso e condições
de uso. Nos automóveis, atuam sobre as quatro rodas e são
comandadas por um pedal. O freio de estacionamento é normalmente
comandado por uma alavanca e atua apenas nas rodas traseiras.
Com o passar do tempo, a evolução do sistema de
freio tem sido contínua. No início, era do tipo
cunha, passando pelos freios a tambor acionados por cabos e varões,
freios hidráulicos e freios a disco, até chegar
aos modernos sistemas de freios computadorizados, como o ABS.
Precauções
Com o uso intenso dos freios, causado pelos esforços e
altas temperaturas, o sistema sofre o desgaste natural de seus
componentes. A substituição dessas partes é
uma necessidade prioritária, devendo ser feita regularmente.
Veja a seguir os itens que devem ser observados:
a) Fluido de freio: deve ser verificado semanalmente.
Se for necessário, deverá ser completado com fluido
recomendado pelo fabricante ou de qualidade superior.
Importante: o fluido de freio baixo é sinal de desgaste
nos componentes ou vazamento. Portanto, caso haja essa indicação,
deve ser realizada uma avaliação do sistema. É
recomendada sua substituição anualmente.
b) Pastilhas, discos, lonas e tambores: tanto o
disco como a pastilha precisam apresentar a espessura mínima
recomendada. Pastilhas gastas não apenas prejudicam a eficiência
de frenagem, mas também causam desgaste acelerado nos discos,
necessitando que sejam retificados ou trocados. É necessário
que o estado das pastilhas seja verificado a cada 5 mil quilômetros
rodados. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros
e verificadas periodicamente. Os tambores também devem
ser checados quanto à ovalização e ao diâmetro
máximo.
c) Vazamentos: também fazem parte dos defeitos
mais freqüentes do sistema de freio e devem ser observados,
pois prejudicam substancialmente a eficiência da força
de frenagem. Os componentes do sistema que devem ser checados
são os dutos de cobre, os flexíveis, o hidrovácuo,
o cilindro-mestre, as válvulas equalizadoras e limitadoras
de pressão, as pinças, os sangradores, os cilindros
de rodas e as conexões. Os vazamentos internos também
devem ser verificados.
Recomendações finais
A maneira de condução do veículo também
influencia substancialmente na durabilidade do sistema. Por isso,
não é recomendado pisar no freio de forma brusca,
mas sim progressivamente e com antecedência. Além
disso, os freios devem ser utilizados com a marcha engatada, para
diminuir o desgaste das pastilhas e discos.